top of page
Buscar
Foto do escritorDr. Fabio C. Veiga

Epicondilite Lateral


Apesar de ser conhecida como “cotovelo de tenista”, a epicondilite lateral não é uma condição limitada a quem pratica esse tipo de esporte. Quaisquer atividades físicas que impliquem em movimentos repetitivos do punho e dedos para cima podem ser fatores de risco para o surgimento da epicondilite lateral, caracterizada como uma inflamação dos músculos e tendões do cotovelo. A incidência na lateral externa do braço – próxima ao cotovelo – é a mais frequente, mas a epicondilite também pode ocorrer na face interna do cotovelo.


Como surge a epicondilite lateral?


Ao utilizarmos, repetidamente, os músculos do antebraço que se ligam ao osso na parte externa do cotovelo, podem surgir algumas fissuras no tendão e, com o tempo, elas podem dar origem a irritações e dores na região onde o tendão se une ao osso.

Não, apenas, atividades ligadas aos esportes podem contribuir para o surgimento da epicondilite lateral, algumas profissões, como pintores, cozinheiros, açougueiros e aquelas que necessitam do uso de computador (teclado e mouse) por longas horas, por exemplo, são também fatores de risco.


Sintomas de epicondilite lateral


Os sintomas surgem de forma gradual e, dentre os principais, podem ser destacados:

– Dor intensa na face lateral do cotovelo que pode irradiar para o antebraço – é agravada com a realização de esforços;

– Dificuldades para segurar objetos, como uma xícara de café cheia;

– Queimação na lateral do cotovelo;

– Redução de força para extensão do punho e dos dedos.


Prevenindo a epicondilite lateral


É importante adotar posturas adequadas para a realização de quaisquer atividades, seja em casa ou no trabalho. As pausas associadas a alongamentos durante a realização de tarefas também são válidas.


Há tratamento para epicondilite lateral?


Inicialmente, deve ser afastada qualquer atividade que piore os sintomas. O segundo passo é incluir o tratamento com a Fisioterapia Traumato-Ortopédica, que oferece exercícios específicos de alongamento, estimulação elétrica dos músculos, dentre outros procedimentos que têm como finalidade diminuir a dor, melhorar a inflamação e evitar maiores lesões.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page